O verão está chegando, conheça os esportes de praia

fsrvera

Verão é a estação do ano mais aguardada pela maioria das pessoas porque remete ao fim do ano, natal, férias, calor, praia, etc…

Para quem gosta de esportes ou quer manter a forma durante esse período, vou listar aqui alguns esportes que podem ser praticados na praia ou mesmo em clubes que tenham um espaço de areia.

Os mais conhecidos são o velho futebol ou pelada na areia e o vôlei de praia. Esses dois são esportes populares no Brasil e claro que não podiam deixar de ser praticados e adaptados ao piso de areia.

Aproveitando que citei os esportes acima, vou falar sobre um esporte criado no Rio de Janeiro e que é a junção de ambos: futevôlei.

Futevôlei

feasvvt

Uma mistura de vôlei com futebol e que você já deve conhecer um pouco.

As regras são bem parecidas com o vôlei de praia, o que muda é a altura da rede, tamanho da quadra (1 metro maior) e a técnica utilizada no esporte.

Aqui não vale usar braços e mãos como no vôlei, de resto é permitido tocar com qualquer parte do corpo para efetuar os passes, defesas e ataques.

Os partes mais comuns são cabeça, ombro, peito e pé.

Outro fator que vale a pena destacar é a bola usada, não é a mesma do futebol e nem do vôlei. Existe uma específica para o esporte, chamada de mikasa bola de futevolei.

Vamos falar agora de outro esporte comum de se ver nas praias brasileiras.

Frescobol

frescoresbol

Quem nunca pegou uma raquete e bolinha para se divertir na praia?

Esse esporte também foi criado no país e possui diversos adeptos, até porque é um esporte acessível, bastam duas raquetes e uma bolinha.

Mas recomendo praticar com equipamentos de qualidade para vivenciar o esporte da melhor forma possível. Já que os materiais de baixa qualidade não oferecem os requisitos mínimos para o esporte.

Como não é caro um kit de melhor qualidade, vale a pena pagar um pouco a mais.

A bolinha, por exemplo, custa cerca de R$10, a mesma utilizada em competições oficiais.

Para frescobol raquete muito barata dura pouco e não traz qualidade ao jogo. Pesquise por opções e marcas melhores que você não vai se arrepender.

Beach Tennis

Outro esporte de raquete praticado nas praias é o Beach Tennis, esporte criado na Itália e que se espalhou pelo mundo como uma nova forma de jogar tênis.

Diferente do esporte original, na areia a rede é suspensa na altura de 1,70 metros do chão. Os equipamentos também são bem diferentes do tênis de quadra.

A bola possui uma pressão menor e as raquetes de beach tennis são “chapadas”, sem as cordas.

Para entender melhor como funciona o esporte, veja o vídeo abaixo de uma partida profissional:

Sem dúvida é outro esporte prazeroso de se praticar na praia e vale a pena tentar.

Espero ter te ajudado com algumas escolhas de esportes para você ir se preparando quando chegar na praia ou clube. Assim enquanto você manter a forma, aproveita para tomar um sol também.

Um abraço e muito esporte para você.

 

Menu