Precisamos de um médico para chamar de seu, como antigamente

doutrfam

Nos tempos dos meus bisavós era comum ter um médico da família, responsável pela saúde de todos os membros.

Esse médico conhecia a pessoa desde o nascimento, sabia tudo o que se passou na vida de cada um e por isso os diagnósticos eram mais personalizados.

O que vemos hoje é uma especialização da medicina, cada um cuidando de uma parte do corpo.

Para a pele temos o dermatologista, para o coração temos o cardiologista e assim por diante.

O problema disso tudo é que assim o médico te avalia por pedaços e não por completo, de forma integrada. O corpo humano é um sistema complexo, cada parte influencia outra. Não podemos apenas tratar um sintoma de um órgão específico, por exemplo, e deixar de ver o que causou tudo isso.

Um problema de pele, por exemplo, pode estar relacionado com níveis hormonais ou alimentação, parâmetros que um dermatologista não vai avaliar com o cuidado necessário.

Por isso defendo uma medicina preventiva e nutrologia, na qual é direcionada para atuar na prevenção e alimentação saudável.

foodsaudNão é de hoje que sabemos que a comida exerce tremenda influência na saúde. Com uma variedade imensa de comidas processadas e cheias de “venenos”, aumentaram os casos de doenças relacionadas. Podemos citar como principais a diabetes e tipos de câncer.

Basta olhar um pouco as medicinas milenares, como a chinesa e indiana. Foram anos e anos de teste e sabedoria para saber qual alimento ou erva cura ou previne determinada enfermidade.

A evolução dos medicamentos tem seu valor, claro. Porém não se pode socorrer a uma farmácia para tudo, geralmente só vai apagar o fogo e não agir na causa.

Tenha em mente que a alimentação é o ponto-chave, pesquise ou faça consulta com um profissional competente e atualizado para elaborar um cardápio para reeducação alimentar.

Se você mudar alguns hábitos, já vai sentir a diferença em poucos dias. Portanto experimente uma nova rotina nutricional.

Claro que todos também se lembrar das atividades físicas como outra forma de manter a saúde. E isso também está correto.

Devemos mexer o corpo e conhecer os melhores métodos que ajudem a ter uma saúde excelente. Nesse caso também é aconselhável procurar um profissional competente ou você mesmo ir pesquisar sobre dicas de treinamento físico na internet. Está cheio de informações espalhadas e estudando um pouco você vai conhecendo melhor como funciona tudo.

exertreinafisic

Na minha opinião, a alimentação responde por 70% a 80% dos resultados. Portanto é nisso que você deve se concentrar, sem deixar de lado os exercícios físicos que tem sua importância fundamental.

Por isso deixo abaixo um vídeo com um treino simples e rápido:

Voltando ao assunto do médico de família, hoje está surgindo cada vez mais profissionais que estudam e atuam na área de anti-aging ou envelhecimento saudável. Eles atuam com um visão integrada da medicina, conhecendo cada detalhe do paciente para fazer um diagnóstico mais preciso.

Podemos dizer que são os médicos de antigamente com um conhecimento atualizado e moderno, fazendo procedimentos aprovados pela ciência com o único objetivo de deixar você mais saudável.

Ainda acredito em um conserto do rumo da medicina, saindo dessa situação de tratar o doente para uma que previna todos de qualquer doença. Com um pouco de força de vontade e compromisso com o verdadeiro objetivo da medicina, podemos avançar rumo a um mundo melhor.

Um abraço e saúde para todos!

 

Menu